Os benefícios da farinha de coco

Você já pensou em trocar a farinha de trigo pela farinha de coco? Se você acha impossível, acredite, é uma excelente opção para a sua saúde.

A farinha de coco, que é obtida através da polpa e da casca, contém alta quantidade de fibras, cerca de 2,5g para cada 10g da farinha, afirma Livia Yumi, nutricionista do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo. Em comparação a maioria dos pães integrais vendidos no mercado, estes contém 3g de fibras a cada duas fatias. E claro, não contém glúten.

 

Veja na tabela abaixo a comparação da concentração de fibras entre a farinha de coco e as demais:

Farinha de coco

42%
Farinha de linhaça 28%
Farelo de trigo 27%
Farelo de aveia 16%
Farinha de centeio 15%
Farinha de soja 14%
Farinha de trigo integral 13%
Farinha de milho 11%
Farinha de trigo refinada 3%

Fonte: Hospital Oswaldo Cruz

Ideal para a sua saúde

 

É evidente que, com este índice de fibras, a farinha de coco ajuda o funcionamento intestinal. De fato, ela combate a prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade. Isso porque, ao chegar ao estômago, absorve a água e cria uma espécie de pasta benéfica para a digestão.

 

 

A farinha de trigo contém ainda grande quantidade de TCM, chamados “triglicerídeos de cadeia média”, que forçam o organismo a utilizar o depósito de gordura acumulada. Quem explica é a nutricionista Mariana Duro, da Clínica Villa Vita, em São Paulo. Por isso, a farinha tem a função de “queima-gordura”, importante não apenas em dietas, mas para a manutenção da saúde e evitar doenças cardiovasculares. A farinha acaba ainda por contribuir para a redução do LDL, chamado colesterol ruim, e o aumento do HDL, colesterol bom. É um alimento fundamental para a saúde do coração.

 

A presença de ácido láurico na farinha de trigo também a transforma em um forte objeto de combate ao sistema imunológico, protegendo o organismo contra ação de microorganismos. De ação antioxidante, a farinha é mais um alimento capaz de prevenir o envelhecimento precoce.

Curiosidade

Você sabia que, por ser muito rica em fibras e não conter ácido fítico (ácido presente em outras farinhas, que absorve minerais presentes no organismo), a farinha de coco favorece a absorção de diversos minerais pelo organismo.

Na cozinha!

A farinha de coco é muito versátil e pode, assim, ser utilizada em diferentes receitas. Combina com frutas, iogurte, molhos para saladas, misturada ao suco e substituindo a farinha de trigo em receitas como de pães e bolos.

Confira abaixo a tabela nutricional da farinha de coco e visite nosso site.

Valores nutricionais da farinha de coco

Porção de 14 g = 1 colher de sopa

Valor energético 62 kcal
Carboidratos 8.5 g
Fibra alimentar 5.5 g
Proteínas 2.5 g
Gorduras totais 2 g
Gorduras saturadas 1.9 g
Gordura trans 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 25 mg

fonte: Nutrition Data

 

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Organomix

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