Como criar hábitos saudáveis na alimentação infantil?

Depois que virei mãe comecei a receber muitas e muitas mensagens de como fazer para os nossos filhos comerem alimentos saudáveis. Muitas mães desesperadas por tentar fazer a criança comer bem. Até programa de tv foi lançado para ajudar os pais nessa missão.

Porém, o que pouco se fala é como essa criança quando bebê foi introduzida aos alimentos, e no que a mãe, o pai e outros familiares que têm um convívio diário com esta criança comem.

A forma como apresentamos os alimentos para os nossos filhos – toda a experiência sensorial que proporcionamos (se deixamos ele pegar com as mãos, se lambuzar, olhar para cada detalhe daquele alimento, brincar etc.) constrói uma relação melhor ou pior com os alimentos. O ato de entregar uma comida batida, com várias alimentos misturados goela abaixo do bebê acaba por, muitas vezes, impedir que ele construa uma relação saudável com os alimentos. E se tem que comer vendo TV, celular, ou na pressa do dia a dia, aí só piora ainda mais essa relação futura.

E ninguém para pensar que a criança é uma macaquinha de imitação (rs) e que ela desde pequenininha imita tudo que vê. Ou seja, além de conseguirmos proporcionar uma relação de descoberta e experimentações logo quando introduzimos os alimentos ao bebê, também temos que começar a ser o exemplo que queremos que ele seja, e claro, coma.

Não adianta comermos alimentos nada saudáveis na frente deles e pedirmos que eles comam vegetais e frutas. Não adianta comer com pressa engolindo a comida, e pedir que eles coma devagar e mastiguem bem. Não adianta. O bebê e a criança estão com seu canal visual muito mais aberto e sintonizado do que seu canal verbal e racional. Ou seja, aquela velha frase: faça o que eu falo mas não faça o que eu faço não rola pra criança. Tem que ser o exemplo.

E ó que coisa boa! Todo mundo sai ganhando! Seus filhos por terem a oportunidade de crescer saudáveis e você ainda de quebra começa a ter mais saúde também além de melhorar e resgatar sua conexão com o ato de comer de forma saudável. Só tem benefícios para todos os lados.

Be Sociable, Share!
Malu Paes Leme
Mãe, Chef autodidata e Pesquisadora há 12 anos e Health Coach. Focada em alimentação Plant Based mais vegana e mais artesanal. Acredita nessa forma de se alimentar pois, além de respeitar a biologia humana, gera um impacto muito positivo no planeta. Acredita que plantar nossa comida é um ato revolucionário e necessário principalmente nos dias de hoje. Ama falar, ensinar e espalhar essas sementes do bem através do seu trabalho em programas, cursos, workshops, aulas particulares e vivências pelo Brasil e pelo mundo. Email: malupaesleme@gmail.com

Leia também